Nutrição com Óleo de Rícino: como fazer e benefícios

  • Home
  • Nutrição
  • Nutrição com Óleo de Rícino: como fazer e benefícios

Oi Cacheia! Tudo bem com vocês?

Quem vai escrever o post de hoje é a Cristiane do blog Cabelo Divino! Vamos aprender sobre a nutrição com óleo de rícino (mamona), que além de nutrir, fortalece os fios e ajuda no crescimento.

Mais do que cuidar dos cabelos, toda mulher gosta de sentir-se bem com sua aparência. Pode ser uma pequena mudança na rotina – um shampoo ou condicionador novo, qualquer novidade que beneficie a saúde dos cabelos é extremamente válida. A nutrição com óleo de rícino é uma dessas maravilhas que parecem ser simples, mas que faz toda a diferença.

Os óleos vegetais, como o de rícino, estão sendo muito utilizados para quem quer restaurar os cabelos danificados e ganhar brilho.

nutrição com óleo de rícino

Óleo de rícino. Preço varia entre R$1,50 – R$3,00

 

Com alto potencial nutritivo, o óleo de rícino (mamona) é uma boa pedida para tratar os fios. Ele é capaz de solucionar problemas no couro cabeludo, beneficiar o crescimento capilar e claro, acabar com o problema de queda, pontas duplas e do cabelo opaco.

Dicas para uma boa nutrição

Antes de começar com a nutrição com óleo de rícino e aproveitar dos seus benefícios, é necessário que você prepare todo o material que vai utilizar. Não se preocupe, esse processo de nutrição e tratamento capilar não exige muito.

Esteja ciente de que o óleo pode respingar, então esteja com uma roupa que pode sujar sem problemas. Separe um pincel, caso não queira aplicar com as mãos e uma touca térmica.

Com os cabelos secos, divida-o em partes e comece a aplicação do óleo a partir do couro cabeludo. Ah! Aquecer no microondas por uns 15 segundos é o ideal. Realizar movimentos circulares com os dedos também é uma excelente dica. Pois é ótimo para aumentar a circulação sanguínea. Logo, se você pode, faça-o.

Depois de aplicar o óleo em todo o couro cabeludo, passe para os fios. Aplique em toda a extensão capilar. O próximo passo é colocar as madeixas na touca, se possível a metalizada, e deixar descansar por algumas horas – de 1 a 2 horas, dependendo do estado do cabelo. Depois, é só lavar normalmente com o seu shampoo e condicionador.

Benefícios

Fácil de fazer em casa, a nutrição com óleo de rícino é perfeita para fortalecer os cabelos e acabar com a queda e quebra dos fios. Rico em vitamina E, minerais e com propriedades anti-bacterianas, o óleo de rícino é uma boa receita para fazer os cabelos crescerem e tratar a caspa e coceira. Até mesmo para o tratamento contra a calvície e alopecia esse óleo é bom.

Todavia, se o que você busca é nutrição e brilho, vamos falar sobre isso agora. Com tantos componentes enriquecedores a nutrição com óleo de rícino proporciona grande beleza aos fios. Selando as cutículas da fibra capilar com esse óleo, seu cabelo tem brilho garantido. Pois a nutrição é mantida dentro dos fios. Para quem sofre com fios muito finos a nutrição é super indicada – ela é muito eficaz para encorpar e recuperar cada fio de cabelo.

Utilizar o óleo de rícino – ou de mamona, regularmente é garantia de um cabelo livre da queda e da caspa. Tenha cabelos mais bonitos e sadios, super hidratados e brilhosos assim que começar a utilizar essa nutrição.

Escrito por: www.cabelodivino.com.br

Imagem do post: wikipedia commons<\a>

Ana Catarina

Ana Catarina, 21, reside em Belo Horizonte, MG. Estudante de Comunicação, feminista, escritora no tempo livre e apaixonada por cabelos.







comments

Comentários

Mas o cheiro não compensa passei muito shampoo e o cheiro continuava lá

Qual marca do óleo que você usou, Carol?

Eu já tentei passar o óleo de rícino desse jeito.
Mas ele é extremamente consistente.
Foi um vidrinho inteiro quase!
É isso mesmo? Ou rola diluir com outro óleo ou coisa parecida?
Beeijos ;*

Seu cabelo é muito grande, Mel? Se for, é por isso mesmo. Beijos!

Estou em transição e meu cabelo é na altura dos ombros, então ficou bem difícil usar o óleo de rícino puro. Como não tinha óleo de coco, misturei com óleo de amêndoas e ficou mais fácil de passar.
Mesmo assim, prefiro o efeito do óleo de coco.
Bjos,

Cintia, aplique o óleo de rícino com o de coco que o efeito é milagroso. Não consigo usar óleo de rícino puro, é grosso demais. A não ser que eu o aqueça, mas se aquecer demais também ele pode perder os seus nutrientes. Então… tem que ser misturado no coco.

Eu estou usando ele é realmente ótimo n sou cacheada rs sou lisaaa kkk pra passar ele eu colo um pouco na palma da mão e vou molhando as pontinhas dos dedos vou aplicando molhar as pontinhas dos dedos ao invez de passar na mão toda facilita a aplicação.. http://mariimatoss.blogspot.com.br/?m=1 ..

Pode misturar com o óleo de coco mas não precisa usar todo o produto do vidro coloca o tanto suficiente para o seu cabelo

Já tentei usar o rícino de todas as maneiras e meu cabelo sempre fica oleoso depois, mesmo retirando com shampoo. :(

Seu cabelo é muito oleoso naturalmente, Cecília? Se for, a nutrição com rícino não é indicada!

Meninas, eu misturo o óleo de rícino com azeite de oliva, assim ele fica menos denso e mais fácil de aplicar. Bjsss

para quem tem cabelo oleoso, qual o mais recomendado?

O ideal é usar máscaras de nutrição e evitar o excesso de óleos (ou o excesso de tempo no cabelo), lave o cabelo dia sim dia não e vá tentando equilibrar a oleosidade :)

Oi Cecília!

Meu cabelo tbm é fininho e com tendência à oleosidade. Tudo pesa nele! Mas o óleo de rícino só está me ajudando, diminuindo a queda e até mesmo o excesso de sebo. Mas é importante a lavagem correta depois, e não é qualquer shampoo que remove direitinho as umectações. Eu não consegui remover com shampoo sem sulfato.

Para mim, funcionaram duas opções:
1) Lavar com shampoo transparente COM sulfato, 2 vezes. Como é só nesse dia e o cabelo está cheio de óleo, ele só remove o excesso, e não o tratamento. Mas nos outros dias, prefira shampoo SEM sulfato.
2) Co wash. Isso mesmo!! Tbm duvidei, antes de tentar. Acontece q o Yamasterol contém emulsionantes, q mnisturam água e óleo. Aí, fica moleza remover em água corrente. Uns 5 minutos antes de ir para o chuveiro, tiro a touca laminada e passo yamasterol no cabelo e couro cabeludo, aí boto a touca mais um pouquinho. Entro no banho e faço o co wash normal. E…o excesso de óleo sai mesmo!!

E lembre-se de massagear o couro cabeludo, para uma lavagem eficiente. Só não aperta tanto, pra não estimular mais sebo. A água sempre morna, pq fria não tira o óleo e quente dá muita oleosidade!! No fim, eu dou um jato com chuveiro desligado, pra abrir o brilho.

Se nem assim sair, desista do rícino e escolha o de jojoba, q trata a oleosidade e tbm auxilia no crescimento ;)

Abraços!!

Camila

Olá Camila!
Acabei de usar o óleo de ricino e vou lavar pela manhã. Estou usando o shampoo da Phytoervas Coco e algodão mas ele não tem sulfato. Qual shampoo transparente com sulfato pouco agressivo você recomendaria?
Muito obrigada@!
Beijos

Olá!
Use o óleo misturado com óleo de coco virgem, que fica ótimo.

Para retirar use primeiro o l shampoo antíresiduo (normalmente são transparentes), e na segunda lavagem use o shampoo cremoso.
O shampoo transparente vai tirar o óleo e o cremoso vai hidratar

Sempre use com algum creme hidratante ou outro óleo, misture e passe! Garanto que não vai ficar oleoso

Usei o rícino com óleo de amêndoas e o resultado foi INCRÍVEL!

assumir o natural e o óleo de rícino estar sendo muito bom!!!

Que bom, Ariana!

o oleo de rícino lipossolúvel pode?
não to conseguindo encontrar de jeito nenhum…

O ideal é o que recomendamos acima, Thalita!

Ana, você sabe onde encontrar em Belo Horizonte?

Farmácias homeopáticas geralmente tem, Thalita!

Oi Thalita, na Anagallis tem. Tem o óleo de coco tbm!

Eu e minha mãe usamos óleo de rícino e adoramos!
Bjss

Posso usar o óleo de rícino e yamasterol, para ficar melhor de aplicar ?

Pode sim, Isabella!

oi gostaria de saber se o óleo de rícino ele pode ser usado somente para fazer hidratação
ou posso por duas colheres dele em um pote de creme que eu uso para lavar os cabelo?

Oi, Bianca!
Não entendi muito bem sua pergunta. Você quer colocar o óleo no condicionador. É isso?

Olá, tudo bem? O óleo de ricino tira a progressiva? Obrigada.

Oi, Juliana! Tudo bem e você?
Nenhum óleo tira a progressiva, só cortando a parte com química mesmo.

Bjs

oiii… eu posso misturar o oleo de ricino em algum creme de nutrição ou hidratação???
bjux…

Pode sim, Eliane!
Um beijo!

Tenho queda de cabelo, e os cabelos estão muito finos o que faz com que se partam com grande facilidade.
Posso colocar óleo de ricino com azeite (uma vez que tenho queda para cabelo oeloso) no couro cabeludo e nos fios e 30 minutos depois, fazer a máscara de abacate com mel?? dará resultado?Obrigada

Oi Patricia, não entendi. Se seu cabelo é oleoso então não deveria passar o azeite no couro cabeludo!

Usar com que frequência?
Posso passar duas vezes por semana?

Uma vez a cada 15 dias!

[…] CapilarVídeos    Transição Capilar Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras Nutrição com Óleo de Rícino: como fazer e benefícios Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo […]

O meu cabelo ficou super ressecado. Não entendi. :-(

Poxa, que pena, Renata!
Você aplicou com mais alguma coisa ou só o óleo?

Bjs

Estou meio que com medo. Estou em transição e fiz umectação noturna desse óleo na raiz. Na manhã seguinte lavei ele normalmente e percebi que a raiz estava um pouco lisa. Como fui pra escola n estranhe mto. Mais na manhã do dia seguinte… ele estava super super liso ( a raiz) fiquei desesperada pq só passei esse óleo no cabelo. lavei loucamente e depois voltou ao normal. O óleo pode tirar os cachos? É natural que ele fique liso? Foi pq talvez eu não tenha tirado direito? Agora só uso misturado em outras coisas…

Oi, Aline!
Não precisa ter medo porque não tem quimica no óleo, então nao vai alisar.
Pode ser que você tenha passado demais ou não enxaguado direito, ou pode ser que o tipo do seu cacho jã seja com a raiz mais lisa, como o meu que é 3a, então o óleo tenha dado um efeito mais liso mesmo. Você pode tentar mais uma vez para ver o que acontece ou misturar com a máscara, não tem problema nenhum.

Bjs

Olá meninas, tudo bem?

Posso colocar um pouco do óleo de rícino no shampoo?

Bjoo.. Obrigada!

Pode, Iza!

Usei apenas o oleo Mari.

Tenta misturar com uma máscara e veja se o resultado é melhor. Se der errado de novo, desista desse óleo rs.
“Cada cabelo uma sentença”

Bjs

[…] CapilarVídeos    Transição Capilar Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras Nutrição com Óleo de Rícino: como fazer e benefícios Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo […]

Oi, usar no shampoo tem menos resultado?

Pode usar também!

Olá meninas! Uso o óleo de rícino há meses. Tinha um problema de caspa e queda de cabelo emocional terrível, fui em vários dermatologistas e não tive resultado. Até que descobri esse potinho de milagre!

Eu uso misturado com azeite e aqueço 10 segundos e fica bem melhor pra passar.

Vi que tem umas marcas que o rícino tem o cheiro muuuuito forte, tô usando agora o da Farmax que é de boas.

A caspa e queda aliviaram absurdos e o cabelo fica cheio de brilho!

Obrigada pela dica, Laysa!

Eu uso dessa marca,achei ótimo não senti cheiro ruim

Onde posso encontrar esse óleo?

O óleo de rícino ou mamona pode ser encontrado em farmácias, pois é vendido como laxante!
Beijocas

Posso passar o Óleo de Côco junto com o Óleo de Rícino???
O Rícino é muito consistente, então posso misturar, tipo pra dissolver um pouco.

Pode sim, Lilian!

Olá.. Posso misturar ele com creme de cabelo normal?? Ou é obrigatório tirar??

Oi, Érica! Você pode misturar o óleo com uma máscara de hidratação ou nutrição para potencializá-la e também pode passar com um leave-in e usar na finalização. Mas o cheiro não é tão bom, então verifique se você gosta primeiro.

Beijos!

Estou amando o site, não sou cacheada(bem queria), mas estou pegando as dicas de hidratação para montar meu cronograma e estou amando, o site de vocês é muuuuito completo, to achando tudo aqui! E são receitas muito simples de serem seguidas em sua maioria, o que aumenta meu amor por vcs <3

Que legal, Ana!
Seja muito bem-vinda e conte com a gente para o que precisar!

Beijos!

Amando o site de vocês! Parabéns.
Posso misturar o óleo de rícino com o óleo de coco?

Pode, Letícia, mas o efeito será um pouco diferente, já que cada óleo tem suas propriedades.

Bjs

Tenho o cabelo um pouco oleoso.
Posso passar só o óleo de rícino? Ou posso misturar com uma mascara ( Novex)
Misturando com a mascara o resulto é o mesmo?
Não tenhotenho outro óleo :'(

Oi, Evelyn!
É questão de testar, mas a principio pode utilizar sim. Muitas pessoas, inclusive, veem melhora na oleosidade com o uso de óleos vegetais.

Também pode misturar a cremes, fica a seu critério. Particularmente, fico com cachos mais definidos, menos frizz e mais brilho quando passo o óleo puro (qualquer óleo), mas misturar também traz bons resultados e muitas vezes é mais fácil.

Bjs

Oi seria ideal dormir com ele na cabeça e lavar no outro dia?

Olá, Estefani!

Se você aplicar o óleo puro no cabelo como em uma umectação, sim, pode dormir com ele no cabelo.
Se você misturá-lo a um creme, fique de 30 a 40 minutos e retire o creme. O ideal é que o cabelo esteja seco também.

Sobre umectação capilar: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/
Bjs

Eu queria saber si podi usar oleo de rícino ,com a hihratacao de maizena?

Poder pode, Kenia.
Mas a hidratação de maisena é para fase de hidratação e todos os óleos são para nutrição, então você estará mudando o objetivo do tratamento e o resultado será diferente.

Bjs

Sofri um corte químico no cabelo. Gostaria de saber se o óleo de rícino e azeite podem ser usados para a hidratação e aceleração
do crescimento.

Oi, Telma!
Sentimos muito pelo seu corte químico.
Os óleos quando usados na umectação ajudam no crescimento dos fios, mas não há milagre. Você precisará se alimentar bem e ter paciência.

Alguns posts que podem te ajudar:

http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/
http://cacheia.com/2016/02/metodo-de-inversao-capilar-para-crescimento-realmente-funciona/
http://cacheia.com/2014/04/jogando-a-real-crescimento-capilar-monovim-a-e-tonicos/

Bjs

Rozeane.23.Recife.PE
Eu faço progressiva de 3 em 3 meses tem algum problema em usar o óleo de ricino e o óleo de Coco? Alguma contra indicação?

Nenhuma, Rozeane

quero saber se posso usar óleo mineral no lugar de azeite deoliva

Não, Marluce. Apenas óleos vegetais puros ;)

Posso usar o óleo de rícino com o Kolene? Uma pergunta : passar o óleo antes de lavar o cabelo normal? pu lava somente depois?

Pode usar, sim, Ana Beatriz.

Se você passar o óleo antes de lavar o cabelo, você estará cumprindo a etapa de nutrição do cronograma capilar, e fazendo uma umectação. Se você misturar com uma máscara de hidratação, estará fazendo uma nutrição (e nesse caso o cabelo deve ser lavado antes)

Beijos

Olá,
Vi que o cabelo precisa estar seco, mas precisa está limpo?
Tipo, lavo os cabelos depois de seco aplico, ou posso passar nos cabelo sujo?

Oi, Lucinéia!
Não, o cabelo deve estar sujo mesmo. Sempre que você fizer umectação, independente do óleo usado, o cabelo deve estar sujo.

Beijos

Estou amamentar meu filho tem 10meses,posso usar oleo de ricino no cabelo?ele ta caindo muito,sem volume ,seco,devido a duas cesarias que ja fiz cada vez que penteio ele cai,e nao cresce,por outra minha filha tem 3anos ela chupa dedo e vai puxando cabelo e ta caindo aos poucos,posso usar oleo de ricino nela ?por favor me ajudem como faço ela tem cabelo cacheado.obrigada

Neusa, isso é normal no período da amamentação. Consulte uma dermatologista e sua ginecologista!

Oi Mariana tudo bem?
Usei o óleo de rícino no cabelo hoje pela primeira vez, usei puro. Vi vários vídeos de meninas falando que o cheiro era horrível do tipo não dar pra aguentar, mas a marca que comprei (lifar) não tem quase nada de cheiro. O que vc usa tem cheiro forte? Eu estava esperando um cheiro tão ruim que estou me perguntando se comprei errado! Hahahah Bjs

Estou com uma dúvida: posso usar oóleo de rícino duas vezes na mesma semana?

De 15 em 15 dias é o ideal :)

Posso usar óleo de rícino duas vezes na mesma semana???

O ideal é usar de 15 em 15 dias :)

Eu posso aplicar antes de dormir e tirar apenas no dia seguinte pela manha?

Pode, Brenda! Mas ele tem um cheiro muito forte, não sei se é recomendável :(

posso aplica-lo com creme para pentear ?

Melhor não, Sara :( ele tem um cheiro muito forte e é muito grosso. Vai ficar um efeito feio no cabelo…

Bom Dia! Gostaria de Saber se posso utilizar o óleo de rícino que vende na farmácia?

Pode sim, Bruna!

Ola minha experiência com oleo de rícino e pra la de boa viu já mas passo ele nos cabelos sem aquecer ou acrescentar um outro óleo pois faço touca termica por cinco minutos e passo para massagem no couro e nos fios por uns 20 minutos e nao acho dificil de tirar nao misturo um pouco de antiresiduo da skala que é bm baratinho com bicarbonato e dps. uso um condicionador para deixar cherozinho .muito bom.

Gostaria de saber se o óleo de ricino so pode ser aplicado no cabelo seco, ou tbm pode molhado ?

Tanto faz, Ana! Mas com ele seco faz menos bagunça :P

Eu estava com muita queda de cabelo apliquei com óleo de coco e funcionou muito bom

Oii tenho cabelo cacheado estou fazendo hidratação com o creme ,misturei bepantol solução vitamina A,E e B5 . tem problema se eu colocar óleo de rícino no pote junto??

Oi Isabela! Não tem problema, mas seu cabelo não vai absorver isso tudo de uma vez :)

Uso todos os dias tem algum problema?

Não é recomendado, Regiane :(

Eu posso dormir com o óleo de ricino aplicado nos fios? É que, nas minhas pesquisas, sempre encontro que para dormir deve-se aplicar apenas no couro cabeludo. Porquê? Alguma contra-indicação?

Oi Irina! Que eu saiba não tem nenhuma contra-indicação, mas ele não tem um cheiro muito bom pra dormir com ele no cabelo :(

Eu tenho umas duvidas, tipo posso usar ele puro ?? E fazer uma lavagem normal ou misturo ele com alguma coisa ???

Lavagem normal :)

Eu misturei óleo de rícino com yamasterol amarelo em um pote de creme de hidratação,mas o creme que tinha nesse pote era proibido,mas lavei três vezes esse pote com detergente de lavar louça,tirei todo resto de creme do pote proibido e coloquei a mistura de yamasterol com óleo de rícino,minha dúvida é: Tem algum problema colocar o creme yamasterol com óleo de rícino em um pote de creme proibido lavado e limpo? Pode deixar a mistura feita lá? Ouvi dizer que tem que misturar na hora que usar e não pode deixar misturado.É verdade?

Oi, Grasi!
As misturas tem que ser feitas na hora mesmo. Mas o fato do pote em si, não tem problemas nenhum.

Bjs

Eu uso óleo de rícino e to amando os resultados

Responder

Cristiana Francisca das Neves Gomes

Olá será que eu posso usar o óleo de ricino e o de amêndoas juntos, e Tbem colocar no creme de hidratação?

Oi, Cristiana!
Pode sim!
Quando você colocá-los no creme de hidratação, vai virar uma máscara de nutrição :)

Bjs

Queria saber se eu posso usar o oleo de ricino no cabelo logo apos fazer a progressiva??

Pode sim, Camila!

Eu posso misturar o óleo de rícino com uma máscara de hidratação?

Pode ;)

O oleo de amendoas ,pode ser o comum?ou tem que ser doce?


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.