Precisamos falar sobre direitos animais: o que são produtos cruelty free?

O mundo é recheado de assuntos espinhosos que são difíceis de serem tratados.  É chato falar disso, é incômodo, é melhor fingir que não existem, mas aqui no Cacheia a gente gosta de problematizar tudo! Hahaha Então, bora, galera?

Já passou da hora de discutirmos de maneira aprofundada os direitos dos animais. É pessoal, sabe aquela galerinha que fica meio esquecida dos debates? Então, vamos jogá-los na roda, os animaizinhos, vamos discutir qual o papel deles no nosso estilo de vida. Discutir os direitos animais envolve todas as áreas da vida:  desde roupas com peles, alimentação, até aquilo que a gente passa na pele e no cabelo. Aqui, eu vou discutir especificamente sobre produtos para o hair livres de crueldade.

O que são produtos livres de crueldade?

São produtos que não foram testados em animais, e que estão livres de componentes provenientes deles, como sebo de vaca em sabonetes, ou colágeno em produtos para o cabelo.

Isso que você descreveu não é crueldade, é apenas a “ordem natural da vida”.

Na verdade, não! A naturalização da exploração, isto é, dizer que é “normal”, “aceitável” ou “algo natural e biológica”, é uma forma de continuar legitimando uma prática que está equivocada. Vou dar alguns exemplos para vocês:

1. A escravidão e o racismo foram tratados por muito tempo como uma prática natural.

2. O machismo e a dominação sob as mulheres também é chamada de “natural”.

3. O trabalho infantil é defendido por muitos como um fenômeno natural.

Vocês viram a semelhança? Dizer que estas formas de opressão são naturais é uma estratégia para que elas continuem existindo. Chato, não é? Comportamentos culturais (comer carne, consumir produtos testados) não podem ser considerados comportamentos naturais.

Não é crueldade reproduzir um animal que é capaz de sentir dor, ou prazer, em cativeiro, apenas para colocar nos olhos dele um produto de cabelo, por vários dias, causando lesões permanentes e até cegueira?

Vê se não é crueldade utilizar a gordura de uma baleia ou golfinho para um produto de cabelo? Errado, não é? Se é intolerável utilizar uma baleia, por quê seria tolerável utilizar a gordura de uma vaca, ou boi?

Mas poxa, animais não existem para nos servir?

Os animais merecem direitos porque são seres dotados de senciência, isto é, são capazes de sentir dor ou prazer. O conceito de senciência combina a sensibilidade com a consciência.  “É, portanto, um indício de que existe um eu que vivencia e experimenta as sensações. É o que diferencia indivíduos vivos de meras coisas vivas.”* Ou seja, esse é o critério fundamental de proteção aos animais. Você acha justo explorar ou matar um indivíduo capaz de perceber o que é positivo, ou negativo, capaz de sofrer e/ou sentir prazer?

“É Raysa, mas os produtos não testados em animais custam, tipo, os olhos da cara!”

Na verdade, não é tão difícil! Várias empresas brasileiras já não usam produtos animais, e são os famosos cosméticos de farmácia, como Acquaflora e Phytoervas. No final do post, eu vou dar váarios exemplos de produtinhos baratos livres de crueldade!

As plantas também não são seres vivos? Por quê podemos utilizá-las?

As plantas são seres vivos, mas não são sencientes. Além disso, uma postura anti exploração animal também diminui o impacto sob as plantas, já que a “produção” de derivados animais gasta muito mais vegetais.

Dá pra fazer alguma técnica no/low poo sem animais?

Existe um grupo lindo no facebook que chama No/Low poo Vegano. Lá tem várias explicações pra quem tem interesse em pesquisar produtos livres de crueldade animal. :D

Dicas de produtos cruelty free

Também são cruelty free o de chocolate e manteiga de karité!

  
  
 

 
Além dos produtos indicados aqui, vocês sempre podem fazer em casa. É muito mais fácil ser livre de crueldade com receitinhas caseiras! :D Boicote à indústria cruel!

Fontes de Estudo

 

 

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.



comments

Comentários

Show de bola, Raysa! Estava mesmo sentindo falta de uma discussão dessas! Eu mesma deixei de usar várias marcas porque ainda hoje (!!) testam em animais. Tipo L’Oreal, Pantene, Avon. No site da Peta tem sempre listagem das atualizadas das empresas que testam e das que não testam, eu de vez eu quando olho lá! Fica a sugestão, de repente copia aqui o link, se vc achar pertinente!
Cada vez que me lembro das histórias dos beaglezinhos testados… :(
Mandou muito bem!
bjs!

Ooi Dani, já tem tempos que eu ensaio uma discussão dessas.. A gente não pode deixar de “escutar” os animais (pq eles falam com a gente, e eles falam entre eles também!) hahaha É um assunto pouquíssimo discutido e isso me incomoda muito. Eu estou tentando deixar de usar essas marcas todas, estou parando de comprar e usando o que eu tenho aqui já. Os testes são crueis! Ahh, vou colocar aqui sim, com certeza! É sempre bom ter uma lista atualizado..
Pois é, é horrível.
Poxa, obrigada pela participação!

Beijocas

*———*
Muito amor este post!
Sem palavras…. <3

Nhaaaaaaaac, vem pro abraço! hahaha

Uma dúvida! Os produtos q vc mostrou são so estes das fotos mesmo ou é a marca em geral q nao testa em animais? Tipo, Kanechom, bioextractus, skala etc…

Ooi Bárbara, a marca em geral não testa em animais, nem aqui, nem em outros países! Pq não adianta testar lá fora, e fingir de bonzinho no Brasil, né? Financiamos do mesmo jeito! Os produtos que eu coloquei a fotinha, além de não serem testados, não tem NADA de origem animal, ou seja, não tem gordura de boi/vaca, ou colágeno, que vem do osso deles, nada assim. Totalmente livres de crueldade! hahaha Lindeza, né?

Ai q bom!!!
Ja uso algumas delas…agora vou usar mais ainda! :3
Sem contar q a qualidade dos produtos tbm é otima, entao crueldade nao é desculpa pra excelência ne? Tá ai a Acquaflora como bom exemplo tbm.

Obrigada por mais esta dica de ouro! Quando descobrir mais alguma marca livre de crueldade eu tbm comento aqui..

Bjao!

Ooi Babi! Pois é, os produtos são supeer fáceis de encontrar.. Na comunidade low/no poo vegano é bem mais completo! hhaha =P Melhor..
Exatamente.. Isso não significa nada!
Beijocas

Nossa que post maravilhoso heim
Muito legal disseminar essa idéia. Os humanos e animais merecem respeito. E mais do que isso merecem o direito a vida, liberdade! Ainda não sou vegetariana, mais já a 2 anos e meio não como carne vermelha, o meu objetivo é ir aos poucos ir tirando os outro tipos de carne, pois minha saúde melhorou bastante, inclusive o emocional e minha pele nossa! Parece uma pele de menina, inclusive o odor da pele muda muito viu . Tudo isso, devido a uma dieta indiana que faço 1 vez ao ano, onde quase deleto td de origem animal, e o resultado é surpreendente.
Os animais comem por fome e necessidade, nós comemos por prazer e vaidade, essa é a verdade. E estou muito feliz em ver esse blog , pq inclusive ja venho seguindo a rotina loo poo e vejo que muitos produtos que vc citou como exemplo eu já os uso. Então viva a natureza e tudo que é belo.

Bjs Cacheia!

Ps: agora ja sei qual seu segredo de beleza hahaha :)

ajahahahah que fofa! <3

Camila, poxa, que lindíssimo o seu comentário. Os animais merecem respeito mas pouquíssimas pessoas se preocupam com os direitos deles =(
Poxa, vai aos pouquinhos sim, que logo logo você chega lá! Os grupos que eu divulguei ajudam bastanteeeeeeee!!! hahhahaa Não existe nada de natural em se alimentar de animais.
Sim sim, os produtos são fáceis de encontrar!

Beijocas

E quanto aos produtos para rosto e corpo? (cremes, sabonetes) tem algum site para me indicar?
Sou vegetariana há muitos anos e gostaria de aboli a crueldade nos cosméticos pelo menos.

Ooi Carol! Tudo bem contigo? êeee, que linda, mais uma vegetariana pro mundo! hahaha Então, tem o site do beleza vegana e o grupo no/low poo vegano que eu deixei no final do post, tem várias dicas… esses dois são dicas cruelty free mais acessíveis, normalmente outros sites que eu acho pelo google colocam coisas muuuuuuito caras! haha
Acho que boicotar a indústria cruel de cosméticos já é um grande passo!
Beijocas

Carol, vou me intrometer e te dar uma dica. Uma linha de cosmeticos MARA e q nao testa em animais é a Dermage. Ela ainda é pouco conhecida mas todo bom dermatologista indica ela. Ta ai o link abaixo. O preço é meio salgado, mas nada q seja muito alem de marcas como la roche, roc minesol, anthelios e etc…mas em qualidade ela é ate melhor do q estas q citei viu?
Espero ter ajudado! :)

http://www.dermage.com.br

Muito obrigada Raysa e Barbara vocês são muito simpáticas :) vou pesquisar essa marca/grupo.

haha Disponha carol :*

Impressionante, Raysa! Descobri o blog há poucos dias (foi minha salvação! haha) e estou no segundo mês de transição. Dei uma olhada no site da PETA e fiquei horrorizada com o tratamento que é dispensado aos animais usados em testes! Tenho dois gatos (minha vida!! <3) e só de pensar que poderia ser com eles, fiquei angustiada. Gosto muito das máscaras da Natura, mas não tô conseguindo encontrar informação que confirme se elas são ou não cruelty free. Me ajudem!!
P.S.: você é muito engraçada! rsrs… Bjs!

Camila, pois é, é de horrorizar mesmo! :o Então, com relação a Natura, “oficialmente” ela não testa, porém terceiriza alguns componentes de empresas que testam. Ou seja, é uma maneira indireta de financiar. Pesquisei exatamente as respostas deles, e achei tudo muito evasivo :(((( Não tem meio termo com crueldade animal, sabe? Eu vou boicotar!
Beijocas

(HAHA OBRIGADA)

É uma pena que a Natura participe disso. Não condiz com a propaganda ecologicamente correta que eles mostram ao público. :( Obrigada pelas informações.
Bjs!

(Imagina! :D)

Pois é, é incoerente mesmo.. De qualquer forma, vou continuar pesquisando.sobre a empresa. Bjos

dá série: posts que dão orgulho de fazer parte dessa equipe linda!

Parabéns, Ray! Amei!

Oi, boa tarde!

Muito maravilhosa sua atitude em trazer este assunto à tona. Especialmente em relação à estética, não utilizo produtos de origem animal. É uma pena que ainda façam caras de estranhamento quando tocamos no assunto, mas tenho certeza de que cada vez que vejo um post a respeito é sinal de que, aos poucos nos conscientizamos mais.

Sucesso sempre!

Olá Suelen, é um absurdo que tantas empresas continuem testando em animais com tantas alternativas disponíveis.
Obrigada, beijocas

Puxa, fico tão feliz com um post desse! Descobri o blog há pouco tempo, comecei o low poo há 1 mês (e confesso, antes só usava xampu e condicionador – meu pobre cabelinho era muito mal cuidado rs) e sou vegana há 4 anos. Raysa, muito massa mesmo ver essa questão sendo abordada com tato e carinho! O alcance de um post desse, e o tanto de reflexões que vai gerar em cabeças cacheadas por aí…..ah, as veg pira! :)
Muito amor <3

Oooi Edith! Nossa, que linnnndo! Você é vegana! Hahhaha *abraça*
No momento veganismo é um sonho de vida! <3 Hahahaha
Tô sentindo muito a necessidade de divulgar os direitos animais ultimamente.. Tamo precisando falar mais disso! Hhaa Obrigada pelo comentário, beijocas :*

[…] pessoal, tudo bem com vocês? No post passado, eu expliquei porquê não é legal utilizar testes e derivados animais em produtos para o cabelo. Naquele post, eu já havia colocado algumas sugestões livres de […]

Oi, descobri o blog e e estou amando, esse ano decidi usar meu cabelo de forma natural (cacheado), passei meses lavando com um shampoo de limpeza profunda de 15 em 15 dias, e começou a dar certo, gosto muito de ajudar, então achei que seria uma ótima forma de ajudar quem precisa e me ajudar, aí então resolvi doar e cortei curtinho. Esse ano também mudei vários conceitos e minha alimentação, desde o começo do ano sou vegetariana, e há duas semanas mais ou menos adotei o veganismo, achei o post na hora certa, porque não sabia quais produtos podia comprar…enfim, obrigada!

Olá Victória, tudo bem contigo? Uau, ficamos muito felizes que você tá gostando tanto do blog!
Que legal vc ter doado o seu cabelo, e mais legal ainda que você virou vegana! Lindo mesmo!

Beijocas

[…] porque não falaríamos de direitos animais também? Para quem não sabe, eu já expliquei o que são testes em animais e porquê eles devem ser abolidos. Hoje eu vou trazer cinco receitinhas veganas porretas que são super fáceis e baratinhas de […]

Olá eu tenho 13 anos e adoooro as dicas do Cacheia , queria agradecer ajuda de vcs , pois com esse blog eu consegui assumir meu cabelo cacheado <3 , e cuidar um pouco mais da minha juba rs . Falando sobre o post acima , ouvi dizer que o creme para hidratação NOVEX não é testado em animais , e tem até uma linha para cabelos cacheados :3 , se isso for verdade vou começar a usar . Bjus obg Cacheia <3 .

Olá Tarsila!! Que fofa! Tão novinha e já assumino s cabelihnos naturais!!

É verdade sim!
Bejocas

[…] Precisamos falar sobre direitos animais: o que são produtos cruelty free? […]

[…] história com o Cruelty Free: https://cariocadointerior.wordpress.c&#8230; Artigo do Blog CACHEIA!: http://cacheia.com/2015/02/precisamos&#8230; Artigo do blog da Fabi (explica como são feitos os testes n’O Boticário): […]

MELHOR POST DA HISTÓRIA!!!!!
Estou em transição e tirando o preconceito e seus acompanhantes, a parte mais difícil era achar produtos cruelty free. Sou vegana e me peguei pensando nisso quando uma pessoa falou para eu usar no cabelo produtos a base de tutano o.O…
Se puderem postem mais coisas do gênero.
Bjs, vocês são lindas.

ei Suzy!!! AFF SUA LINDA TAMBÉM SOU VEGANA *abraça*
Eu tô preparando muuuuuuuuuito conteúdo de coisa vegana, pó ficar tranquila.
Mas por enquanto já rolaram esses posts:
http://bit.ly/receitas-veganas
http://bit.ly/cosmeticos-veganos
Jajá sai cronograma capilar vegano, e pasme: o plano é fazer uma lista COMPLETA com todos os produtos veganos que eu puder encontrar no mercado.
Vai dar trabalho, mas a ideia é uma fonte que dê pra consultar ou levar guardado em bolsa e similares.

beijo


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.