Rotina Cacheada com Tâmara Gomes: cabelo tipo 3C

Nome: Tâmara Gomes

Idade: 15 anos
Profissão: Estudante e modelo
Tipo de cacho: 3c
Já passou pela transição? ( ) sim (x) não

samara-3
Segue a técnica low/no poo? Não
Qual shampoo favorito? Garnier Fructis Brilho Vitaminado Fortificante
Qual condicionador favorito? Garnier Fructis Brilho Vitaminado Fortificante
Creme de pentear/gel/finalizador? Seda verde para cachos, Beleza Natural Tradicional, oleo de argan
Usa ativador de cachos? Não
Usa difusor? Às vezes
Segue o cronograma capilar? ( ) sim (x) não

Não aprendi ainda a fazer o cronograma, fico perdida ! kk Nao sou fã de lavar cabelo todos os dias, adoro minha juba em um day after, na minha opinião ele fica mais volumoso e gosto do efeito “bagunçadinho”. Lavo com shampoo e condicionador duas vezes na semana e não tenho um creme de hidratação único, sempre estou testando novos! Gosto muito da receitinha caseira de máscara de banana, é simples e funciona muito bem, deixa os cabelos macios, brilhantes e definidos (muito prática, é só amassar bem a banana e aplicar com o cabelo limpo e úmido, esperar 30 min e enxaguar, recomendo).

Qual seu dia-a-dia? Nos dias de day after eu passo um creme fininho na quantidade de uma moeda de 1 real, dissolvido em um pouco de água, o suficiente pra nao enxarcar o cabelo. Tem dias que eu nem passo nada , ele ja acorda do jeito que eu quero!
Marca favorita: não tenho preferência.

Recadinho pra quem está em transição:
Já passei anos da minha vida presa á teoria de que o liso era o mais bonito, ter o cabelo chapado que era o ideal de beleza. Odiava meu cabelo cacheado e quando lavava o cabelo e não dava pra fazer chapinha, eu nem saía de casa! Tinha raiva porque minha mãe não deixava fazer uma progressiva e acabar com meus “problemas”. Com o passar do tempo, devido ao uso contínuo da escova meu cabelo começou a cair muito ao ponto de ter falhas gigantes e ter que usar só rabo de cavalo ou coque para esconder. Por recomendação da dermatologista, tive que parar com a chapinha. Queria meu cabelão de volta, então fui obrigada a começar a assumir os cachos! cuidei, e o cabelo cresceu de novo, e as pessoas que me conheciam só me elogiavam e perguntavam o que eu tinha feito pro meu cabelo ficar tão bonito e cacheado. Comecei a me orgulhar disso. É meu, natural, e único!

Pras meninas que passam por transição, deixo aqui minha história. A mídia, as pessoas tentam nos impor uma beleza que não é o nosso natural, não é o que realmente somos. Nos assumir, assumir nossa indentidade, nossos traços, é o mais belo que possa existir. Ser cacheada é ter a liberdade de amar o que Deus te deu!

Mariana

Mariana Boaretto, 28 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 7 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.

Blog Comments

Que cabelo mais lindo! Eu estou passando pela transição e sinceramente não sei como é meu cabelo natural, pois uso relaxamento há 15 anos. Mas pelo pouco que já cresceu natural acho que meu cabelo é 3c (tomara!)
Por isso gostaria que vocês do blog colocassem mais conteúdo sobre esse tipo de cabelo.
Cada dia gosto mais do blog, adoro as rotinas, as dicas e as crônicas. Poderiam colocar mais dicas de moda pra cacheadas, o que acham?
Um beijo meninas!

Oi, Carol!
Temos mais rotinas 3c vindo por aí, fique ligada :)

Que bom que você está gostando. Ficamos muito felizes!

Vamos pensar sobre sua sugestão de moda, quem sabe :)

Um beijo, Mari

Oi… Estou iniciando minha transição e o Blog de vocês esta me ajudando muito…. não uso química a uns 3 meses, eu fiquei 6 meses sem fazer a definitiva mas desisti e alisei novamente, agora vou fazer diferente vou cortar meu cabelo e usar algumas técnicas para enrolar meu cabelo enquanto ele cresce, meu cabelo acho que é do tipo 3A ou 3B não sei direito ainda, estou muito animada e adoro as dicas e receitas caseiras que vocês postam… Obrigadooo….

Oi, Milany! Que legal!
Força na transição e corta mesmo porque ajuda muito!
Aqui tem algumas dicas para texturizar o cabelo alisado e deixá-lo mais parecido com a raiz crespa: http://cacheia.com/?s=texturiza%C3%A7ao

Beijos, Mari

meu cabelo e cacheado tipo 3c estou em transicao mais ja cortei a parte com alisante todinha,maia mesno assim nao cacheia ,nao 1cachei porque eu so uso coque?

Oi, Brenda!
Não tem mais nada de quimica no seu cabelo?
O coque não tem relação…

Como você tem cuidado do seu cabelo e como finaliza?

praticamente eu hidrato ele todos os dias ,n tem mais quimica ,qndo acabo de lavar penteio e faço coque pq ele fica indefinido

Oi, Brenda!

Provavelmente ele fica indefinido porque você está não está finalizando. Aliás, tem várias coisas erradas, vamos lá:

1- Evite lavar o cabelo todo dia. Cabelo cacheado é naturalmente mais ressecado, quando você lava todo dia, você tira a oleosidade natural do fio. O ideal é ter pelo menos 1 dia de intervalo. Leia esse post: http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/
2- Não precisa hidratar em toda lavagem e se você está com dificuldade de definição, te aconselho a fazer umectação http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/ e a ler sobre cronograma capilar. http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
3 – Não prenda o cabelo molhada. O cabelo vai ficar marcado, sem definição, não vai secar completamente e vai ressecando cada vez mais.
4- Descubra qual é o tipo do seu cacho e o que esperar dele: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
5- Finalize seu cabelo para ter mais definição, segue uma técnica bem conhecida: http://cacheia.com/2014/06/fitagem/

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Bjs

Olá, tenho 43 anos e faço relaxamento desde os 16, agora resolvi parar de vez e já estou a cinco meses sem relaxar. Já começou a aparecer uns cachinhos mais ou menos uns cinco dedos de raiz e acho que é tipo 3c, mas ainda tenho parte com química e gostaria de saber o faço para essa parte com alisamento ficar parecida com o natural, pois, só estou usando preso. Bj, obrigada!

Oi, Paula!
Existem as texturizações, que são técnicas para tentar igualar as texturas do cabelo natural e do alisado.

Sugiro que você leia:
http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/
http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Bjs e parabéns pela iniciativa! Muito legal ver alguém que alisa há tempo com coragem para mudar :))

Oi, estou com 7 meses de transição e eu ainda n consegui identificar o tipo do meu cacho. Pois ele forma uns “s” mais ainda sem definição. Como saber qual o tipo do meu cabelo? Estou muito curiosa e n sei se vou aceitar ele do jeito que está.

Leave a Comment