Missão transição: Concluída!

transição-concluída

Olá pessoal!

Se você é nova aqui, talvez tenha alguns links que você deveria ler para entender o post:

O que é transição capilar?
O que é texturização?
O que é BC?
O que é Cronograma Capilar?

 

Sei que muitas transitetes acessam a nossa página em busca de dicas e inspirações. Então o post de hoje é dedicado à vocês!
Trouxe a história de uma das atuais cacheadas (3 meses de BC) que eu mais admiro nessa internet: Amanda Lima!

Amanda Lima, durante a transição.

Amanda Lima, durante a transição.

Cacheia: Amanda, conta pra gente. Como e por quê você decidiu voltar aos cachos?
Amanda: Então… Eu decidi voltar aos cachos em outubro de 2013, se não me engano. O motivo foi uma ida ao salão na qual eu fiquei enfurecida com a cabeleireira porque, segundo ela, meu cabelo estava muito danificado – devido o uso excessivo da chapinha – por isso ela não poderia retocar minha progressiva. Eu também já tava muito cansada de ter que chapar o cabelo toda semana… Isso era muito desgastante pra mim!

Cacheia: Então, depois que você parou de fazer química, você já tinha em mente como ia cuidar da raiz que tava nascendo? Como ia disfarçar?
Amanda: Não, eu não fazia a mínima ideia! Tanto que meu medo maior era esse…”Como disfarçar a raiz cabelo?” Minha irmã ficava falando pra eu cortar só que eu tinha um medo danado e não queria de jeito nenhum ter o cabelo “joaõzinho”! Depois ela falou pra fazer texturização e eu não fazia mínima ideia do que era isso! Mas aí eu comecei a pesquisar muito, descobri que o nome desse processo era transição, também aprendi o que era texturização e o que era exatamente o Big chop! Vi vários vídeos no youtube e isso me ajudou muito! Através dos vídeos eu comecei a entender o jeito certo de cuidar dos cabelos cacheados e principalmente da raiz que tava nascendo. Minha irmã me incentivou muito… Ela tem os cabelos cacheados e vive ligada em vídeos que falam sobre cuidados com os cachinhos.

Cacheia: Durante a transição você sofreu algum tipo de preconceito?
Amanda: Não. Eu achei que fosse sofrer porque quando entrei em transição eu ainda tava na escola mas graças a Deus não sofri.

Transição da Amanda, status: concluída!

Transição da Amanda, status: concluída!

Cacheia: Sua família te apoiou?
Amanda: O pessoal aqui de casa nunca apontou o dedo pra dizer nada! Minha mãe me apoiou e minha irmã também! Às vezes meu irmão dizia que eu não ia aguentar mas eu aguentei firme e forte :)

Cacheia: Qual química você fazia?
Amanda: Bom, no começo eu usava um relaxante chamado “Toin”, depois parti pra os alisantes com amônia e por ultimo fiz escova progressiva de carbocisteína.

Cacheia: Você seguiu o cronograma capilar durante a transição? Se sim, viu efeito?
Amanda: No começo da transição eu seguia, depois parei. Confesso que sentia preguiça de segui-lo. Eu ficava muito confusa com relação aos produtos. Não vi muito efeito porque passei pouco tempo seguindo o cronograma.

Cacheia: Quanto tempo esperando o cabelo crescer?
Amanda: Eu passei um ano sem química, foi o período em que eu não conhecia a transição e queria a todo custo o cabelo liso. Nesse período minha raiz cresceu bem! Só que como eu usava muita chapinha acabou fazendo com que meus cachos perdessem a forma. Aí quando conheci a transição passei mais 3 meses esperando crescer.

Cachos da Amanda após o BC!

Cachos da Amanda após o BC!

Cacheia: Por que decidiu fazer o BC?
Amanda: Meu BC foi uma coisa meio inesperada. Eu tinha acabado de tomar um banho aí fui finalizar o cabelo e comecei a pensar em como ficaria bonito sem aquelas pontas feias alisadas ai pensei: “vou cortar só uma partezinha  pra ver como fica!” Pronto, cortei uma, duas, três… Quando vi já tinha cortado quase tudo na parte de trás da cabeça! Aí pensei de novo: “vou deixar só essa parte lisa aqui na frente e nos lados pra eu poder prender se eu quiser”. Fiquei esperando minha mãe notar que eu tinha cortado. Quando eu falei pra ela que tinha cortado ela ficou meio que sem acreditar, dizendo que eu era doida! Ela me falou que era melhor eu cortar logo o resto já que já tinha cortado quase tudo… Aí eu fui e cortei!

Cacheia: E como você se sente agora com a transição concluída? Você gosta do seu cabelo assim?
Amanda: Eu me sinto livre e muito feliz! Foi a melhor escolha que eu poderia ter feito! Não me arrependo de ter passado pela transição. Eu amo meu cabelo, amo demais! Acho ele lindo e diferente. Enfim, hoje me amo muito mais do que quando tinha o cabelo liso. Se eu soubesse que seria tão bom assim assumir a minha identidade já teria feito isso a muito tempo!

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

oi cacheia! Eu estou passando pela transição a quatro meses, e pesquisando um pouco sobre o assunto achei um blog falando muito mal do Bc, falando que o fio que crescia depois do bc parecia uma navalha,que tinha que fazer bigudin pra ficar definido e que esse fio crescia porque o scab hair tinha acabado…e confesso que fiquei muuuuuuuito preocupada!!!

É mentira Fernanda! Isso varia muito de pessoa pra pessoa. Você tem que cuidar da sua saúde e alimentação. Seus cachos nascerão saudáveis e logo logo vão se definindo! São se apegue a essas coisas na internet!

Força na transição!

Olhando a história da Amanda eu fico pensando no meu cabelo, tenho 8 meses de transição mas a vontade de cortar é muito grande, confesso que ainda tenho medo pois a parte da frente é menor do q a de trás ,tô só esperando a franja crescer mais um pouco *__*

oi eu to a um mês sem quinica no cabelo ,no momento saio com ele amarado por causa da rais …teria algum problema ??

Não Suellen, só evita prender ele molhado pra não quebrar os fios! Beijos

-Tenho pg’s de cachos i kero aprender mais sbre ele sera de vcs pd nos ajuda ;) ..

Claro Van, manda sua dúvida pra gente!

[…] contamos a história da transição concluída da Amanda aqui no blog. Ela passou com ele natural também, porém utilizando de algumas técnicas, […]

Nossa ficou lindinho ^^ Uma graça!
Parabéns e obrigada por compartilhar conosco.
BJSS CACHEIA!

Estou há 4 meses sem química, meu cabelo é muito ressecado e cai demais, gostaria de saber quais melhores produtos usar para fazer a transição capilar sem ficar feinha… rsrs . Minha raiz está gigante e não sei o que faço.

Oi Suely!
Você pode usar o Yamasterol (http://cacheia.com/2014/06/por-que-e-o-yamasterol-e-tao-querido/) e toda a linha da capicilin para cachos! Veja qual se adequa mais ao seu cabelo! Dá uma olhada nesse post também http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
Beijos!

Ola meninas,depois de ler muito sobre transição, resolvi começar mais confesso que estou muito perdida, pois voltei a morar fora do Brasil no entanto nao conheco nenhum tipo de produto e nem marcas aqui, na verdade deve ter uns 8 meses que nao faco nenhum tipo de quimica (luzes, e progressiva), estava fazendo a escova de botox no Brasil pois um cabeleiro me indicou pelo estado que meu cabelo se encontrava ,estava fazendo praticamente toda semana, mais como aqui nao conheco produtos a nao ser condicionador normal, estou perdida, nem sei por onde comecar, meu cabelo ao natural e mais pro lado de anelado do que cacheado,mais amava ele tanto, mais a onda de fazer a danada da progressiva entrou na minha cabeca e comecei a fazer, devo ter feito umas 5, pois a minha raiz e lisa porem tem volume o que eu odiava, queria a raiz tipo colada no couro cabeludo e o resto cacheado, ohh inocescencia , o comprimento do meu cabelo ta liso chapado, com as pontas esticadas pedindo socorro, e a raiz alta nem lisa e nem cacheada, conclusao chapinha toda semana, mais quero deixar ate a chapinha de lado, confesso amar o liso mais quero meus cachos de volta, li tbm sobre o cronograma e um pouco dificil de fazer pois tenho que “hidratar” 3 vezes na semana se eu entendi certo, e como moro em um lugar bastante frio, teria que optar pelo uso do secador, pq se eu sair com meu cabelo molhado ele congela e pode quebrar, e se eu dormir com ele molhado vai ficar aquele cheiro terrivel de mofo, cituacao complicada a minha neh, mais vcs teriam alguma dica pra mim, de como comecar e mesmo de produtos que vcs conhecam que sejam de fora do pais, estou na belgica, bjao meninas e fico no aguardo, ah desculpa pelo tamanho do testo mais estou meia desesperada mesmo kkkk, obrigada!!!!!!

Oi Bianca! Você pode tentar produtos da Shea Moisture, Dr Miracles, devacurl e TIGI!
Beijos!

Responder

raysa luize silva do nascimento

olá teria que fazer minha progressiva agora em março porém resolvi que quero voltar a ter meus cachos então a traz esta bem enrolado na frente esta liso na verdade a raiz so uma lado esta mais enrolado o outro não quero saber o que faço devo cortar porem não quero radicalizar tenho cabelos compridos , sera que um corte repicado vai me ajudar e que produtos uso pra da forma aos cachos obrigada.

Oy, Raysa!
Você não precisa cortar por enquanto, pode ir cortando aos poucos.
Como seu cabelo tá um pouco enrolado, acho que texturizar o cabelo vai te ajudar: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

E aqui tem um post com completo para voltar aos cachos: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Beijos

Ola, estou muito feliz com as dicas que encontrei em seu site. Resolvi este mês em volta com meus cachos e já estou buscando dicas de como suportar a raiz alta, pois realizei uma progressiva recentemente, então sei que o crescimento da raiz vai demorar um pouco pra aparecer. Gostaria de ver mais fotos de antes, durante e depois da transição. Pois aliso o meu cabelo a mais de 10 anos e nem sei como ele é mais enrolado, estou super ansiosa para ver como ele será cacheado. Se tiver alguma dica ou sugestões para me orientar nesse inicio, agradeço.

Beijos

Oi, Vanessa!
Ficamos felizes com a sua decisão e te damos todo apoio <3
Comece por esse post aqui: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Ele reúne todas as dicas que você vai precisar para encarar a transição :)
Bjs

OIi, estou a 7 meses sem quimica, mas eu não consigo me desapegar da chapinha até mesmo porque esta com 2 texturas.
já estou fazendo o conograma capilar, faço chapinha uma vez na semana
tem algum problema ?

Oi Larissa! Seu cabelo pode demorar a definir, mas não tem problema nenhum fazer chapinha de vez em quando. Falei um pouco disso nesse post: http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/

beijos!

Sempre fiquei curiosa pra saber, a transição começa a partir do momento que você passou a ultima quimica ou a partir do momento que você teria que fazer o alisamento de novo?
Ex.: meu ultimo relaxamento foi em janeiro, então estou em transição há 6 meses ou a 2 (teria refeito em maio)

Oi Ana! Sua transição começa quando você decide parar de fazer químicas :D

Quero muito deixar meu cabelo cachear, mas fiz selagem há 2 meses, ou seja, ele está quase todo liso, só tenho uns dois dedos cacheados, e por isso acho que meu cabelo nunca irá crescer.
Meu cabelo tem o mesmo comprimento há 4 anos porque ele é super danificado, cresce na raiz e quebra nas pontas, por isso ele é curto e eu não quero fazer o BC, quero deixar natural porque sei que assim ele ficara menos danificado do que passando chapinha quase todos os dias.
Preciso de uma motivação.
E é possivel passar pela transição sem fazer o bc ?

Oi ana !meu nome é Danuzia tenho 19 anos.e tamb estou passando pela transiçao capilar .sempre tive cabelo bem cacheadinho .n usava quimica tipo progressiva etc.meu problema foi mt chapinha e californiana .ai meu cabelo ficou mt feio ,pontas lisas .no dia 05 desse mes passei plo big chop.ai ouço pessoas flando q n volta mais tal tal .me ajuda. bjs

Olá, tenho 17 anos , não tô em transição mas queria estar. Não tenho apoio de ninguém da família mas meus amigos sempre dizem pra deixar crescer mas realmente sou fresca. Não tenho saco pra finalizar, meu pai não me deixa fazer box braids e detesto aquilo de duas texturas. O que faço?

Oi Liliane! No seu comentário só vi comentários relacionados à opinião alheia. O que VOCÊ quer fazer? :D

Oi Meninas, meu nome e Miriam, minha ultima selagem foi no dia do meu aniversario 01/08/2015, tem 4 mes que não faço químicas, e ja tenho uns dedos de enrolados, Eu quero assumir meus Cachos, eu quero cuidar deles , se dedicar um tempinho a eles, mas minha vida e tão corrida, ja li tantos sobre Mascaras, Ativadores, Creme de pentear, mas estou confusa , cada pessoa fala de um jeito, Pode ou não pode usar Shampoo, e um tal de sulfate, eu estou com tantas duvidas, nem sei o que comprar, Me ajudem por favor? estou ficando maluca

queria mandar um Foto para voçeis de antes e Agora, para me ajudarem a não desistir
qual endereço?

Oi Miriam, tudo bem? Esse post vai te ajudar: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/
Beijos!

Leave a Comment