Cronograma Capilar

Cronograma alimentar para cabelos: fios incríveis e saudáveis!

16 de maio de 2014
Cronograma Alimentar: aprenda a nutrir os cabelos de dentro para fora

Todo mundo conhece a expressão “você é o que você come”. Mas isso não significa necessariamente que você vai ficar com cara de alface se comer esse vegetal. Na verdade, a expressão diz sobre o impacto que os alimentos têm na nossa saúde e também aparência.  O nosso corpo tira dos alimentos toda a energia necessária para realizar o metabolismo que nos mantém vivos, como também vitaminas, sais minerais, gorduras e proteínas, que são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo.  É sabido que o cabelo funciona como um espelho da nossa nutrição.  Normalmente, os primeiros sinais da falta de nutrientes aparecem na pele, unhas e cabelos.  Por isso, vou mostrar pra vocês nesse cronograma alimentar os alimentos que não podem faltar para que você tenha fios lindos. De quebra, essas comidinhas vão deixar a pele, as unhas lindas e a saúde muy hermosas. Só vejo vantagens.


Composição Química Capilar

Qual a composição química do fio de cabelo?Primeiramente, vamos entender qual é a composição dos nossos cabelinhos. É importante saber o que forma nossas lindas molinhas pra saber exatamente o que nós vamos comer no nosso cronograma alimentar.

 

  1.  Como dá pra perceber na tabelinha acima, aproximadamente 80% do cabelo é constituído de queratina e aminoácidos, ou seja, proteínas. A OMS recomenda que um indivíduo normal consuma 1g de proteína para cada quilo corporal. Por exemplo, se eu peso 60 kg, devo ingerir 60g de proteína.
  2. 12% do cabelo consistem em água. É muita coisa, não é? Se o seu cabelo está ressecado, pode saber: está faltando água. A resposta é simples: beba bastante água. Eu sou dessas pessoas que odeiam água, acho o gosto horrível.  Por isso eu tomo muitos chás sem açúcar ou adoçante, e água com bastante limão e até gengibre. Uma pessoa adulta deve beber 25ml de água por quilo corporal. Por exemplo, se você pesa 70 kg, deve beber 1,8 litros, em média. (É importante frisar que os fios são recobertos por cutículas que podem se abrir ou fechar, e o cabelo pode perder ou ganhar água a a partir de processos físicos e químicos. No entanto,  a maior parte da água que compõe os fios vem de dentro, ou seja, do que você bebe).
  3. Os lipídios (gorduras) compõem aproximadamente 5% dos fios. O cabelo tem uma camada de sebo que é essencial para manter a hidratação e os nutrientes dentro do fio. Nos cabelos cacheados esse sebo tem dificuldades de alcançar as pontas dos fios. Umectações capilares ajudarão a manter o óleo necessário que seu cabelo precisa.
  4. Outros elementos, como zinco, cálcio, ferro, cobre e iodo, magnésio e silício fazem parte dos 3% restantes. Mas não subestimem esses elementos. Normalmente, a ausência deles se faz notar; Se eles estiverem em falta no seu organismo, eles podem prejudicar seriamente o desenvolvimento dos seus fios, já que eles fazem parte dos processos de crescimento e nascimento do fio, bem como da saúde do couro, que é fundamental para um cabelo  bonito.

Composição química dos fios de cabelo

Mas onde podemos encontrar essas substâncias importantes para os cabelos?

Agora que nós já vimos os nutrientes que temos que ingerir, vamos descobrir em quais alimentos nós podemos encontrá-los.

  • Para combater o envelhecimento: Frutas cítricas ricas em vitamina C, como o limão, a laranja e a tangerina; Morangos; Chocolate amargo; Cacau; nozes; manga; mamão;
  • Para o crescimento e vitalidade: Brócolis; lentilha; repolho; feijões; cereais integrais (arroz, aveia); folhas verde-escuras, como espinafre e couve;
  • Para dar brilho: cenoura, abóbora; frutos do mar;
  • Para prevenir a queda e dar força estrutural: ovo; carne magra; leite; soja; iogurte desnatado; gelatina sem sabor (dê preferência para a gelatina natural batida com frutas; aquelas já doces são cheias de flavorizantes, aditivos e açúcar que irão causar o efeito contrário, prejudicando sua saúde; fora que a quantidade de colágeno delas é mínima); mocotó.
  •  Para a reposição de ácidos graxos: chia; azeite de oliva; abacate.

 

Como inserir esses ingredientes na rotina: cronograma alimentar

Ora, é muito fácil meninas. Vocês não precisam consumir esses alimentos todos os dias, apenas varie em sua rotina. Eu montei um cronograma alimentar especialmente para isso. Particularmente, acredito mais no cronograma alimentar do que no capilar, já que a verdadeira mudança vem de dentro. Eu diria que é bem mais inteligente garantir que o cabelo nasça saudável em sua estrutura e somente depois proteger contra os danos do ambiente. Não se esqueçam de beber bastante água!

Cronograma Alimentar: nutrição dos cabelos de dentro para foraQuando se escolhe sabiamente os alimentos, além dos benefícios estéticos, fortalecemos nossa imunidade, combatemos o envelhecimento, controlamos o colesterol, entre muitas vantagens. Além do cronograma alimentar, é muito importante ter em mente que você precisa consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida estarei disponível para respondê-los.

Mil beijos.


Observações: É importante frisar que não sou nutricionista e não estou indicando uma dieta, apenas alimentos que podem ser incluídos na alimentação com o objetivo de melhorar nossa pele, unhas e cabelo. Procure sempre um profissional da saúde caso você tenha problemas com a alimentação e dieta.

Créditos de algumas das informações:

 

Recomendados para você

36 Comentários

  • Reply Fernanda 17 de maio de 2014 at 16:26

    AMEI!A maioria dessas coisas eu como diáriamente,mas vou tentar incluir as que faltam

    • Reply Raysa França 17 de maio de 2014 at 20:24

      Que bom que gostou, gata! Faça isso e verá os resultados. Beijinhos :*

  • Reply Gizele Nascimento 17 de maio de 2014 at 17:24

    Meninas amei muito esse post, como vejo nao dá só pra melhorar a qualidade com fio novo e nem do ja existente mas tbem contribui para o controle do peso ;) amei muitooooo ahhhh queria q vc desses dicas para quem tá passando pela transição e nao querem cortar a quimica toda cortes de cabelos sabe, bjao amo vcs de coração

  • Reply 10 coisas que toda cacheada precisa saber | Cacheia! 21 de maio de 2014 at 07:01

    […] para fora. Então, fique de olho na sua alimentação!  A Raysa fez um post completíssimo sobre cronograma alimentar com dicas de alimento e tudo mais! Não deixem de […]

  • Reply Cronograma Capilar – SOS cabelo! | Cacheia! 22 de maio de 2014 at 17:52

    […] que além do cronograma capilar, temos que cuidar da nossa ALIMENTAÇÃO. Então se liga aí no cronograma ALIMENTAR! […]

  • Reply Receita caseira – Finalização com Gelatina | Cacheia! 6 de agosto de 2014 at 08:38

    […] Existem muitos produtos capilares que utilizam o colágeno como substância principal, e você pode adiciona-los em seu cronograma capilar na etapa reconstrução. E como é importante tratar nosso organismo de dentro pra fora, você também pode adicionar a substância em seu cronograma alimentar. […]

  • Reply Dicas para crescimento capilar | Cacheia! 16 de agosto de 2014 at 13:26

    […] a Raysa fez um Cronograma Alimentar aqui. Também vale a pena […]

  • Reply eliane maria pires 27 de agosto de 2014 at 16:50

    adorei ,estou em transiçao e nao qro ficar escrava de cronograma

    • Reply Milena Mendes 18 de novembro de 2014 at 14:52

      AMEI, O POST SOBRE O CRONOGRAMA ALIMENTAR, VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!!!!!!!!!!

  • Reply O Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós bc | Cacheia! 9 de janeiro de 2015 at 09:12

    […] disso, uma das melhores formas de cuidar do cabelo que nasce é através da dieta; Já ensinei aqui alguns truques para tratar o seu hair de dentro pra […]

  • Reply Tatiana 18 de janeiro de 2015 at 23:29

    Gostei das dicas. No meu caso, vi que o aumento no consumo de água fez bastante diferença. Minha alimentação tb mudou com a gravidez (já era boa, mas agora fiquei mais atenta a tudo. Porque o importante não é só inserir alimentos, como tirar os que fazem mal também, pois interferem na qualidade da pele e dos cabelos). E falando na questão externa, particularmente o fato de ter abolido os sulfatos pesados (e com isso as parafinas), meu cabelo já tá com outra cara. Mas isso foi uma experiência particular. Conheço cacheadas que têm cabelos maravilhosos e usam parafinas/sulfatos.

    • Reply Raysa França 19 de janeiro de 2015 at 00:00

      Tati, esse negócio da água é um enooooorme diferencial!
      E também a gravidez, já ouvi dizer que o fio transforma muito e até cresce mais rápido (não sei se é verdade! haha)

      Beijocas

  • Reply Lindy 21 de fevereiro de 2015 at 09:09

    Adorei o Post! Eu já faço um cronograma parecido desde a minha gravidez, agoora pós parto (6 meses) eu estou tomando ferro pq meu cabelo caiu muito devido ao stress que é o parto e amamentação! Redobrei à atenção na minha alimentação e to gostando do resultado. O meu cabelo já cresceu bastante desde a queda.

    Beijos

    • Reply Mariana 22 de fevereiro de 2015 at 01:12

      Oi, Lindy!
      Uma boa alimentação é a chave do sucesso de tudo!
      Ficamos muito felizes!

      Um beijo!

  • Reply Maria Luiza 7 de abril de 2015 at 16:56

    Adorei!!! Vou aderir.
    Queria saber também, alimentos que devemos evitar.

    • Reply Ana 11 de abril de 2015 at 16:30

      Os de sempre, Maria: doces em excesso, frituras, óleos, gorduras (manteigas por exemplo).

      Beijos!

  • Reply Coisas que você não sabia sobre seu cabelo | Cacheia! 9 de abril de 2015 at 15:48

    […] Leia também: Cronograma Alimentar – nutrindo os cabelos de dentro pra fora […]

  • Reply 8 dicas para estimular o crescimento natural do cabelo | Cacheia! 9 de abril de 2015 at 16:42

    […] Acho que o item mais importante de todos é ela. Quando você se alimenta bem, tudo no seu corpo passa a funcionar bem e o seu cabelo crescerá forte e com um brilho natural incrível. Esqueça um pouco os doces e alimentos gordurosos. Já deu uma olhada no nosso Cronograma Alimentar? […]

  • Reply Vivian 2 de junho de 2015 at 16:19

    Gente! Amei esse post. E ru aqui fazendo o cronograma capilar e me achando a hidratada. Kkkkk parabéns pelo blog, Mt bom msm. Aprendo demais.

    • Reply Raysa França 6 de junho de 2015 at 12:16

      Vivian, pois é, cronograma alimentar que vem “de dentro”, é muito mais importante!

      Beijocas e obrigada!

  • Reply yas 18 de junho de 2015 at 21:56

    Muito obrigada pelas dicas, ajudou muito! :)

    • Reply Mariana 19 de junho de 2015 at 02:09

      :))

  • Reply Elisabete 21 de junho de 2015 at 16:02

    Amei o post!!

    Tenho um problema enorme com quedas de cabelo, pois sou alérgica a laticínios, ovos, soja e glúten. Meu cabelo e unhas sempre foram fracos e quebradiços, embora cresçam muuuito rápido. Preciso dar um jeito de repor estes alimentos que faltam no meu cardápio… :D

    • Reply Raysa França 25 de junho de 2015 at 19:58

      Oooi Elisabete, tudo bem?

      Então, eu tô preparando um cronograma alimentar vegano. Sem derivados animais (logo sem laticínios e ovos).
      Claro que dá pra substituir de boas!

      Beijocas

  • Reply A beleza está no prato. | Insights Dela 26 de junho de 2015 at 16:07

    […] Cronograma Alimentar – Aprenda a nutrir os seus cabelos de dentro para fora […]

  • Reply Transição capilar – o que é? | Cacheia! 14 de julho de 2015 at 15:01

    […] também: Cronograma Alimentar: se nutra de dentro pra fora! Cronograma capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? Quais produtos devo começar o […]

  • Reply Duas texturas - SOS Transição | Cacheia! 21 de julho de 2015 at 16:41

    […] que estão nascendo serão seus companheiros daqui pra frente: cuide bem deles. Cronograma capilar, alimentar, […]

  • Reply Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo | Cacheia! 21 de julho de 2015 at 16:51

    […] Sugestão de leitura: Cronograma Alimentar – Aprenda a nutrir os fios de dentro para fora […]

  • Reply 10 Alimentos Essenciais Para Fortalecer os Cabelos | Cacheia! 29 de julho de 2015 at 09:41

    […] Leia também: Cronograma Alimentar – Aprenda a nutrir seus cabelos de dentro para fora. […]

  • Reply Mércia Gomes 8 de agosto de 2015 at 13:03

    Perfeito amei de paixão,estou em transição capilar á 5 meses tá sendo muito dificil e complicado pra mim aff tem momentos que dá vontade de desistir, mas quando essa vontade vem eu não deixo ela me vencer e continuo firme e lutando para meus cachos voltarem logo. Gostei das dicas e vou segui-las ao pé da letra esse blog é tudo que precisava dicas ótimas “cacheia….cacheia…cacheia”

    Obrigado pelas dicas bjus!!

    • Reply Raysa França 11 de agosto de 2015 at 14:43

      Bonita, não desiste não, logo logo vai passar e vai valer muuuuuuuuuuuito a pena!!!

      Beijocas

  • Reply Carine Ferreira 23 de setembro de 2015 at 23:00

    Post maravilhoso! <3

    • Reply Raysa França 24 de setembro de 2015 at 08:32

      sahHAshus Obrigada, Carine <3

  • Reply Tatiane Santos 30 de março de 2016 at 01:36

    Parabéns, Adorei esse site e essas dicas infalíveis que nos ajudam pra caramba.
    Cortei meu cabelo recentemente , mas ainda ele continua, opaco, sem vida e sem brilho algum, nem sempre consigo fazer hidratação ou seguir um cronograma capilar, nunca utilizei progressiva mas sempre relaxava a raiz , tem mais de 3 anos que não relaxo, mas ainda não consigo ver um resultado favorável que me agradasse.. Vou tentar me organizar com essas dicas mas me dê um relp por favor.. Grato.. :)

    • Reply Raysa França 19 de agosto de 2016 at 22:45

      Ei Tati, tudo bem?
      Então, você pode a. estar passando pelo scab hair (dá uma olhadinha nesse post: http://bit.ly/scab-hair)
      ou talvez o seu cabelo natural é assim mesmo.. o meu cabelo natural tem bastante frizz e pouca definição, mas eu aprendi a amá-lo!

      beijo

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.