O cabelo cacheado é o Patinho Feio da nossa sociedade

  • Home
  • Crônicas
  • O cabelo cacheado é o Patinho Feio da nossa sociedade

Estava eu lendo “O Patinho Feio” para o meu filho. Já conhecia a história, mas não me lembrava dos detalhes nem da moral que ela ensina. Para quem também não se lembra, o Patinho Feio foi o último ovo a ser chocado pela mamãe pata e dele saiu um filhote com penas cinza-escuro, bico preto e o dobro de tamanho dos demais.

O Patinho foi muito caçoado pelos irmãos e pela vizinhança. “Ele não pode ser um de nós! Ele é muito feio!”, disse um dos patinhos. “E também é muito estranho!”, disse outro.

 

A mamãe pata argumentava que ele nadava muito bem, como um pato de verdade, mas não foi capaz de manter seu filho por perto quando os outros patos expulsaram-no do grupo. O Patinho foi embora e chegou até a “esconder sua feiura dos demais”.

Depois de muito percorrer, se esconder e sofrer, o Patinho encontrou um bando de pássaros brancos com pescoço comprido, que já havia encontrado tempos antes. Ficou encantado com a beleza desses pássaros e, com o coração acelerado, juntou-se a eles pedindo para lá permanecer.

“Oi, eu posso ficar com vocês?, falou, cheio de tristeza por não ter outro lugar para onde ir.

“Mas é claro que você pode ficar aqui. Você é um de nós!”

E foi assim que o Patinho percebeu que era, na verdade, um cisne e passou a ter orgulho de seu própria beleza.

E aí, eu te pergunto, quem de nós, crespas, cacheadas e em transição, nunca se sentiu um Patinho Feio? Quem nunca foi caçoada por ser diferente? Quem nunca ficou triste com comentários maldosos e não acabou acreditando neles ?

 

Quem aí nunca alisou o cabelo para ser um pato ao invés de um cisne? Quem nunca prendeu a juba para se esconder? Quem nunca acreditou que era feia?

É, Patinhas, a vida não é fácil, mas nunca se esqueçam quem vocês são de verdade e que a nossa beleza é única e especial! Não acreditem no que outros falam. Olhem para o cisne que existe dentro de vocês, cuidem dele e o amem. Quando a gente se aceita, fica muito mais fácil enxergar esse cisne e dar asas para ele voar lindo, belo e armado! ;)

 

Obs:  A história foi resumida de acordo com a versão de “O Patinho Feio” recontada por Natacha Godeau, para a Coleção Contos e Fábulas da Folha de São Paulo.

Mariana

Mariana Boaretto, 28 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 7 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.

Blog Comments

Eu adorei essa postagem, me lembrou até uma coisa que aconteceu comigo.
Eu tenho 14 anos e sempre usei meus cabelos cacheados, porém, minha mãe desde de sempre me ensinou a usa-los soltos e livres, por serem muito frágeis.
Quando pequena as garotas sempre me olharam estranho, me chamavam de cabeçuda por causa do cabelo suhauah, Teve um tempo que até pensei em alisar, mas eu amava/amo meus cachos e não consegui.
Hoje estou no ensino médio e algumas meninas me pedem ajuda para deixar o cabelo cacheado como o meu shasuahusah
Eu não troco e não aliso !

https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1.0-9/10151202_615931505150677_4969666676533528958_n.jpg

Menina do céu, que cabelo maravilhoso! Você curte a gente no Face? Posso postar sua foto em nossa página? Manda mensagem lá para conversarmos melhor.

Fico muito feliz que tenha gostado do post :)

Um beijo!

[…] Como sugestão de leitura para quem está em dúvida: Existe alguma forma segura de fazer “escovas progressivas” ? e O cabelo cacheado é o patinho feio da nossa sociedade […]

Olha n tenho cabelo cacheado nem crespo mas ondulado que td mundo sempre dava risadas de mim mas pra que vou ligar oque pens de mim cabelo volumoso e lindo e agora os cachos estão na maioria

Oi, Karol!
Obrigada pelo seu comentário :)

Bjo!

Adorei o texto!
Meninas, vocês estão de parabéns pelo blog maravilhoso! Comecei a ler os posts e tomei coragem pra assumir o volume que detestava por causa das zoações. Minha própria família diz pra eu arrumar meu cabelo quando na verdade ELE JÁ TA ARRUMADO! Aqui nesse site eu me encontrei e pude conhecer várias maneiras de cuidar dos meus cachos e arrasar por aí. À vocês, minha sincera e eterna gratidão. Obrigada mesmo! Estão ajudando a revolucionar a vida de muitas meninas. Espero que postem mais coisas seeeempre. Beeeeijos, suas lindas. Mariana, abraços e, parabéns pelas postagens!

Oi, Válquiria! Tudo bem?
Primeiro, fiquei muito feliz que você tenha gostado do post, mas principalmente por nós do Cacheia estarmos conseguindo te empoderar dessa forma tão linda. Essa é a nossa maior missão aqui e ficamos MUITO felizes <3

Um grande beijo e conte conosco para o que precisar!

Leave a Comment