Lavagem de cabelo a seco com misturinha caseira

  • Home
  • Dicas
  • Lavagem de cabelo a seco com misturinha caseira

Oi, meninas! Tudo bem?

Outro dia contei pra vocês um pouco da minha experiência com days after e, hoje, quero contar sobre lavagem de cabelo a seco, que descobri meio que sem querer e acabei testando em um day after.

Uma vez por mês, mais ou menos, costumo lavar meu cabelo com uma misturinha de água com bicarbonato de sódio (proporção de uma colher de chá de bicarbonato para um copo d’água). Sempre começo pela raiz, massageando-a e deixo o líquido escorrer pelo comprimento sem friccionar muito o fio e depois enxaguo.  Neste dia fiz o mesmo, mas sem ter entrado no banho ainda, tipo uma pré-lavagem. Foi aí que meu filho começou a me chamar e meu ritual de paz acabou antes mesmo de começar. hahaha

Meu cabelo estava no segundo day after e estava coçando – o que acontece muito comigo e me impede de ter mais days after. Quando eu fiz a pré-lavagem e acabei ficando algumas horas com a mistura no cabelo sem enxaguá-la, percebi que a coceira havia passado. Depois lavei, fiz hidratação e tudo que eu queria. Ah, os finais de semana…

Fiquei com isso na cabeça e resolvi um dia testar e não enxaguar o cabelo. Foi aí que em outro 2º day after, meu cabelo estava coçando e eu fiz a lavagem a seco. Passei bem pouquinho na raiz e o resultado foi:

lavagem-de-cabelo-cacheado-a-seco

Resultado: lavagem de cabelo cacheado a seco

Vejam bem, eu só lavei a raiz e bem de leve. Também controlei bem a água para não ficar escorrendo no cabelo e depois dei uma modelada com a mão e sem produtos.

O cabelo ficou leve, limpo na raiz e com o resto do cabelo bem hidratado. Porém, acho fundamental deixar claro que é necessário tomar muito cuidado com esta dica.

Em primeiro lugar, não sou médica, química, farmacêutica ou especialista em cabelo. Sou apenas mais uma cacheada que divide suas experiências em um blog, mas o que é bom para mim, pode não ser bom para você. Então, separei algumas dicas e sensações para você ficar atenta:

– Pesquisando sobre shampoos para lavagem a seco, descobri que eles fazem uma limpeza superficial nos fios e que não há estudos que comprovem malefícios do uso frequente desses shampoos, porém eles podem causar irritações ao couro cabeludo.

– A lavagem a seco não substitui a lavagem tradicional, mas para quem tem cabelo mais seco, pode ser uma ótima aliada.

– Testei duas vezes e em ambas lavei o cabelo no dia seguinte. Ou seja, a lavagem a seco serviu unicamente para estender o day after.

– Em um dos dias da lavagem a seco, no final do dia, senti meu cabelo um pouco oleoso na raiz.

– O bicarbonato tem ph alto e abre as cutículas do fio. Não é recomendado usá-lo com frequência. Sugiro que leiam este post antes de usá-lo.

Por hoje é isso, meninas! Alguém aí já usa a famosa misturinha de água com bicarbonato? E lavagem a seco, alguém faz? Me contem!

beijos,

/mari

Mariana

Mariana Boaretto, 27 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 6 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.







comments

Comentários

[…] no seu cabelo. Uma dica importante é que qualquer shampoo anti-resíduo pode ser substituído por bicarbonato de sódio, a Mari já explicou um pouco sobre ele aqui, mas se vocês tiverem dúvidas podem mandar pra […]

Quero fazer a dica mas tô com medo… você disse que no dia que não lavou controlou bem a água. Você colocou menos água na mistura ou passou menos no cabelo?

Oi, Marina! Tudo bem?
Eu também sempre fico receosa, principalmente com medo de não fazer bem ao cabelo, mas até hoje não descobri nenhuma contra-indicação.

Na verdade, a proporção de água e bicarbonato é a mesma. Eu só tomo cuidado para a água não molhar o cabelo, pois só aplico na raiz para conseguir ganhar mais um day after, entedeu?

Qualquer dúvida, estou aqui!
Bjs

Você enxaguou o cabelo depois de passar a mistura no couro cabeludo? não entendi se preciso ou não retirar totalmente a mistura do cabelo (é meio difícil não deixar escorrer água pelas pontas).. ou se passo na raiz e deixo..

Oi, Karol!

Não. Eu lavei o couro cabeludo com essa misturinha e depois enxaguei só o couro cabeludo. Sim, é difícil. A água tem que ser controlada e o que escorrer, escorreu. Aí eu só amassei de novo.

Também existem no mercado alguns shampoos prontos com essa função de lavar a seco.

Beijos!

[…] os cachos todos os dias para revitalizar e ter um bom day after. Ou também é possível fazer uma lavagem a seco, a água não faz mal ao cabelo como muitos dizem, o que resseca é o uso exagerado de […]

[…] na pele se exposto ao sol pode causar manchas e até mesmo queimaduras. Já nos fios, pode-se usar bicarbonato, funciona como um […]

Olá Mariana! Fui hj comprar o bicarbonato pra usá-lo com água morna como anti resíduos, mas fiquei sabendo que há diferença entre o que vende nas farmácias e nos mercados e que o indicado pro cabelo é o do mercado. Isso procede? Onde comprou o seu? Obrigada, bjs.

Oi, Mara!
Sinceramente, nem sabia que bicarbonato era vendido na farmácia. Sempre compro ni supermercado.
Então, não sei te dizer se essa informação procede. Vou pesquisar e se descobrir algo, atualizo o post.

Bjs!

Um pouco a confusa a explicação e o procedimento. Melhor comprar um shampoo a seco que vem com as indicações mais claras.

Oi, Renata!
Obrigada pelo feedback, vou revisar o texto :)

Beijos!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.