Cabelo curto também é bonito

Muitas mulheres sonham com cabelos longos, mas há também aquelas que amam o curtinho com todas as forças. As mulheres que já deixaram suas madeixas curtas sabem como ninguém da praticidade de abrir mão do comprimento dos fios. A finalização e a secagem é bem mais rápida, sem contar que a quantidade de produtos usados para cuidar dos fios é bem menor.

Apesar das vantagens, muita gente ainda tem medo de usar os cabelos mais curtos. É aquela velha história de que cabelo curto não é feminino. E eu fico de cá me perguntando se essa tal “femilinidade” é tão frágil que pode ser perdida quando alguns centímetros de cabelo vão embora.

Por outro lado, existem mulheres que se sentem inseguras com a falta de comprimento. Quem passou uma vida inteira com o cabelão, encontra dificuldades para desapegar. Decidir usar os fios mais curtinhos não é uma decisão tão fácil para algumas de nós já que isso interfere diretamente na auto-estima. Talvez por isso, o BC (big chop) seja tão temido.

Fazer o big chop pode ser complicado, mas essa é uma fase altamente necessária e algumas vezes representa mudança enorme no relacionamento com os nossos cabelos. Usar os cabelos curtos pode significar mais liberdade, mais vontade de usar acessórios, fazer penteados, texturizações, etc.

A Ster já falou aqui sobre acessórios para cabelos cacheados e crespos que podem revelar a versatilidade dos curtinhos e ajudar quem gosta de se reinventar. Flores, laços, tiaras, etc; são super bem-vindas. Um bom corte é outro modo de transformar os fios, facilitar o crescimento e os cuidados diários. Dependendo do comprimento dos fios, é possível ainda fazer penteados laterais com grampos ou pequenas tranças. Brincar com texturizações e com a cor dos fios  é outra opção incrível para dar muita personalidade aos cabelos mais curtos.

Depois do BC, mudei o tom dos fios várias vezes. Agora que meu cabelo está maior, já nos ombros, tenho usado flores e feito alguns penteados. Essas são algumas das mudanças pelas quais passei:

cabelo crespo curto inspiração cabelo crespo curto big chop

Com volume, bem definido, colorido ou pretinho. Curti todas as minhas fases.

No Pinterest é possível encontrar várias inspirações de cabelos curtos. Vou listar abaixo alguns links de álbuns cheios de cortes maravilhosos.

  1. Best Natural – short Hair
  2. Black Hair OMG – Pixie Cuts
  3. Naturally Curly

Para completar nossa lista de inspirações, convidei as leitoras do Cacheia que estão usando e abusando dos fios curtos para para participarem dessa postagem. Preparem o coração porque é um corte mais lindo que outro!

inspiração cabelo curto cacheado crespo big chop

7UJMV9U

CACmDaJ dbIGAGh

XVOze0O

 

Foto de capa: Maressa de Sousa por Kym Fotografias.

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Meu sonho, mas tenho muito cabelo, muito mesmo, tenho medo de nao conseguir lidar com ele. Alguma dica pra quem tem muito cabelo?

Seus fios são finos ou grossos?
Bom, eu também tinha muuuito cabelo (ainda tenho rs) e quando cortei, cortei nos ombros. Tudo depende do corte e da pessoa com quem você vai cortar, não pode ser qualquer um!
Mas tenha em mente que sim, ele vai ficar mais volumoso porque os cachos pesarão menos. Eu custei a me acostumar com o volume, hoje adoro! Acho que é tudo questão de querer inovar.
Avalie seu rosto e seus cachos e manda tesoura!!

Meus fios são finos, eu queria muito cortar mas tenho medo de ficar um volume descontrolado, meio capacete. Meu cabelo é um 2c, e eu já fiz de tudo, desde alisar até ser rosa, e agora to numa fase da vida em que aprender a lidar com um cabelo novo e curto seria complicado…

Juliana, calma! Se você tem vontade de ter um curtinho, dá pra ter um com menos volume, o X da questão está no corte que você escolhe e no modo que você corta, por exemplo o tipo da tesoura usada. Temos várias dicas de corte neste post aqui http://bit.ly/cortes-parte2, se quiser dar uma conferida! E qualquer dúvida e auxilio que desejar pode entrar em contato conosco por inbox aqui no blog mesmo, ou na nossa página, se desejar nos enviar fotos suas!

Beijos!

não aguento mais meu cabelo alizado,estou com vontade de cortar bem curto,mas tenho medo de não ficar legal.Meu cabelo é encaracolado e muito volumoso,além disso sou alta e tenho um rosto redondo.Gostaria de uma dica de alguns cortes e sobre o que devo fazer.

Oi, Marcela! Tudo bem?

Não se preocupe com a sua altura, formato de rosto, cabelo curto é lindo para todxs a gente só precisa entender que ter o cabelo comprido é um padrão de beleza que nos foi imposto tanto quanto o cabelo liso e desapegar disso. Não é fácil, é um processo. E por isso existe a transição, para você mudar sua cabeça. Alguns posts que podem te ajudar:

http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/
http://cacheia.com/2014/03/por-que-tanto-medo-do-bc-afinal/
http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados/

Qualquer dúvida, estamos por aqui ;)

Beijos!

Meninas lindas do mundoo, donas do bloog mais maisss lindo do mundo!!!! Fiz meu BC a dooois dias! Estou super, hiper, mega feeeliz! Ficou incrivel! Meu cabelo é o 3b e eu fiquei exatos 1 ano e 3 meses sem usar química alguma, e eu vinha a 8 anos diretos alisando, relaxando e acabando com meu cabelo. Hoje, depois o BC ele ficou todo cheio… Cheio de amor, cheio de vida e cheeio de alegria por estarem libertos da chapinha, coitadinhos…
Quero agradecer A CADA UMA de vcs que me ajudaram de uma forma que vcs não fazem ideia… A meses sou visitante fiel de vcs… E foi aqui, com cada depoimento, cada dica, com cada palavra de ânimo que eu consegui desapegar daquele cabelão de Rapunzel que eu tinha… agora estou leve, natural e feliz! muito obg por tudo! vcs TODAS foram peças chaves para eu me libertar, e ter aquela sensação incrível de ser vc mesma! sem porém.
OBRIGADA pelas dicas e por todo carinho que vcs passaram através dos posts pra mim e pra muuitas outras garotas que estavam e ainda estão nessa fase complicadíssima que é a transição e a sua aceitação própria! Muito, muito obrigada meninas! Sou eternamente grata a TODAS VOCÊS! beeeijos em cada uma de vcs! <3

Oi, Letícia!
Que liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo seu comentário!
Você não tem ideia o quanto é bom ler isso e saber que conseguimos ajudar vocês dessa forma :) Esse é o nosso objetivo com o Cacheia e é muito bom saber que está dando certo <3

Manda foto do seu BC para gente no facebook.com/blogcacheia ou no Instagram @blogcacheia vai ser um prazer ver como você ficou e compartilhar sua foto para inspirar outras meninas :)

Um beijo e parabéns!

Eu sempre tive cabelão… SEMPRE! Porém, no meu trabalho exigem que o cabelo seja preso, e cabelo cacheado após coque ele já não é mais cacheado. As meninas de cabelo curto não precisão prender, porque a bendita da redinha não consegue segurar, não tem como mesmo. Então foi aí que libertei meus cachos. Foi cortando que ficaram livres novamente. No salão perguntaram mil vezes se eu tinha certeza. kkkkk O resultado? Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!! Já começo a me perguntar se algum dia voltarei a ter cabelão. É como se libertar dos padrões, as vezes que eu falei em cortar muita gente falava ‘vai ficar black power’, pena que não ficou… e eu me libertei do tradicional, até minha autoconfiança mudou porque estou sempre com meus cachos arrumados, alimento minha vaidade e me sinto linda o dia inteiro!!!!!

Que legal Francy! Eu tenho uma colega que tinha um cabelão no início do curso e acabou cortando bem um pouco acima do ombro. O resultado foi tão lindo, mas tão lindo. Muito movimento, mais volume, os cachos se destacaram. Os curtinhos têm seu lugar mesmo <3 Todo mundo vive me perguntando se vou deixar o meu crescer agora que está natural mas confesso que amo meu curtinho.

Abraços!

Ameiiii a postagem, o cacheia como sempre, maravilhoso! Muito feliz por ter feito parte do post! Bjos

Obrigada Iranny! :D

Desse jeito meu cabelo nunca mais cresce, cada curtinho mais lindo que o outro. Várias inspirações para os próximos cortes. Amei!

Hahaha pois é Cristina! Difícil resistir. E quando eu vejo cachinhos coloridos? Ficou louca!

Só uso curto, acho que deixa muito mais feminina e o cabelo fica mais versátil e tudo combina com ele.

Bjs

Imagino Ariadne! Meu cabelo está quase alcançando um comprimento médio e já estou sentindo falta do curtinho curtinho mesmo. É muita facilidade! Sem contar que meu cabelo está “pesando” e não forma mais aquele black power enorme sabe? Morro de saudades!

Que linda matéria!!! Meu cabelo é 3b, bem fininho, pouco cabelo, tem um volume que não se entende (só aparece quando eu não quero), muito frizz (ainda mais morando na praia) e todo indefinido (nada de cacho bem delimitado). Sofro com o fato de que ele encolhe, e encolhe todo desigual, e não sei como arrumar a frente de forma que fique bonito (não consigo deixar ele sem aparecer a divisão, já tentei de várias formas!). No momento ele tá cortado um pouco abaixo do ombro, mas quando seca vai parar acima da orelha na frente e mais longo atrás… Tem alguma dica de corte que me ajude? Algo que dê um volume e eu consiga trabalhar com o efeito de encurtamento sem ser essa surpresinha? Rola cortar mais atrás e deixar maior na frente?
Obrigada pelo site maravilhoso!!!!

Oi Darah! tudo bem? Olha só, para evitar o frizz você pode tomar alguns cuidados como:

– Trocar sua toalha comum por uma toalha de microfibra ou usar uma camisa de algodão para secar o cabelo quando sair do banho.
– Depois de aplicar o creme de pentear nos cabelos úmidos deixar secar naturalmente e evitar tocar nos fios úmidos.
– Usar uma fronha de cetim no travesseiro (funciona muito!)

Alguns tipos de fios não são definidos, mas quem disse que precisam ser? hahaha Agora se você realmente quiser uma receitinha pra brincar com a textura do seu cabelo e deixar seus fios mais definidos vez em quando, experimenta o gel de linhaça:

http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/

Você pode enviar uma foto de como seu cabelo está atualmente lá no Facebook do Cacheia? É que fica difícil recomendar um corte sem saber exatamente como ele está. Pode enviar no inbox: http://facebook.com.br/blogcacheia

Abraços!

querida, amei teu post estimulando as mulheres a terem coragem de lascar a tesoura e encurtarem seus cabelos. Sou fã há anos dos meus e me sinto horrenda quando teimo em deixá-los crescer. Só uma coisa… achei bem ruim o título. por que “também”? essa palavra diminui o cabelo curto justamente… como se o legal fosse o comprido, mas ah… vamos fazer uma concessão né… então o cabelo curto também é bonito. Os cabelos são lindos! O post tá lindo, o título do post ficou ruim por soar depreciativo (o mesmo que dizer “cabelos escuros também são bonitos” como se a regra da beleza fosse o loiro e estivéssemos fazendo uma concessão ao coitadinho do cabelo escuro, entendeu?). Seria mais empoderador e legal colocar de fato os curtos em pé de igualdade ou mais até! cabelos curtos podem ser muito mais bonitos dependendo da pessoa. Podia ser “a beleza dos cabelos curtos”, “cabelos curtos cheios de charme e personalidade”, ouse encurtar suas madeixas… nossa tanta coisa legal para valorizar o cabelo curto. enfim. Desculpa se me intrometo. Palavras e a escolha delas são importantes para mim e precisei falar.

Oi Petrúcia, tudo bem?

A intenção de usar o “também” não foi colocar o cabelo curto como secundário. Na verdade o “também” expressa equivalência, similitude. Ou seja: os curtinhos são tão belos quanto os cabelos longos. Isso porque a gente sabe que muita gente associa o longo ao sensual, ao belo, etc. Enquanto o cabelo curto não é tão valorizado assim, dependendo do recorte que a gente está fazendo. Várias meninas já procuraram a gente desesperadas, procurando receitas milagrosas para o crescimento dos fios. E aí a gente percebe o quanto o curtinho acaba sendo uma fase transitória difícil para algumas delas. Por isso a gente diz, “calma gente! cabelo curto também é bonito, vem cá ver um tanto de inspirações e sugestões para amar o seu curtinho”. Apesar disso, entendo sua colocação. Vou ficar mais atenta à isso nas próximas postagens. Muito obrigada pela observação!

Abraços :)

oLÁ MENINAS! Estou conhecendo o site agora e estou aprendendo muito com a experiência de cada uma de vocês. Fiz BC , agora dia 31.08. Meu cabelo é um 4B. Como muitas, também fui “escrava” da ditadura do liso, das inúmeras químicas que fizeram meu cabelo acabar aos poucos. Foram uns 30 anos usando química, pense?! Agora depois de casada e mãe, tomei essa decisão, depois também de uma progressiva, que foi fim da picada! Detonou demais a fibra dele, ficando vazio, caindo muito, totalmente quebradiço. E por eu já ter alguns persistentes fios brancos, rs, a decisão de não querer usar mais química para mudar a textura dos fios, foi imediata. Isso, porque, acredito eu, que uma química já faz esse estrago todo, imagine usando mais uma para tingir os brancos… Pois, eh meninas, ele agora está curtinho. É uma adaptação mesmo, mas de maneira nenhuma me arrependi. Fiquei na transição por 6 meses e nesse período, coloquei mega hair, que ajudou um pouco a estender mais a transição. Estou LIBERTA!!! É um alívio enorme! Agora estou hidratando com óleos vegetais, e ouras hidratações caseiras e usando cremes de pentear para cabelos crespos, pois ele está um pouco ressecado, norma!!!! Mas, vai passar. Logo logo, sei que ele vai estar maior, com volume e eu vou poder dar uma luminosidade nos fios e mostrar pra todos que o cabelo crespo é lindo!!!! Bjs e Abraços Meninas!

Arrasou Natyva! :)

Obrigada por compartilhar sua história com a gente. Ficamos felizes por saber que as informações que estão disponíveis aqui ajudam outras mulheres.
Com o cabelo natural, a gente fica livre pra encher os fios de cor <3 Eu já estou na quarta tintura hahaha Tenho certeza que o seu vai ficar ainda mais lindo. Depois mostra pra gente o resultado lá no facebook do Cacheia. Vamos adorar ver um pouco desse processo.

http://facebook.com.br/blogcacheia

Abraços!

Sempre tive cabelo longo é sempre relaxei p soltar os cachos,mas por conta de muita quebra nos fios prefeito corta…mas a cabeleireira cortou muito estou bem insegura com meu cabelo pós ficou muito curto e não consigo achar um jeito um penteado sei lá…

Leave a Comment